25 de fevereiro de 2014

“CLC” faz review da The Neon Lights Tour em Charlotte, NC

1
No último domingo (23)Demi Lovato apresentou sua nova turnê – The Neon Lights Tour – em Charlotte, NC. Sendo assim, o Creative Loafing Charlotte fez uma review do espetáculo. Confira:
Quando Demi apresentou seu show de 90 minutos na noite do último domingo na Charlotte’s Time Warner Cable Arena, com sua Neon Lights Tour, ela meio que arrasou, digamos assim. A garota sabe cantar. Ela realmente sabe cantar. Qualquer um, mesmo que pouco familiarizado com algum de seus 40 top-hits, pode confirmar isso. E essa não foi nenhuma surpresa.
A verdadeira surpresa foi que Lovato conseguiu fazer uma performance em uma grande arena parecer uma apresentação intima em uma festa. Ela não precisou de flash para fazer um ótimo show. Tudo o que ela precisou, em um palco esparsamente decorado, foi emoção e talento com os quais Lovato cantou seus novos e antigos sucessos, embora um bom jogo de luzes foi um adicional bacana.
Lovato vem da mesma geração da Disney que Miley Cyrus, que tornou-se conhecida por sua imagem excessivamente sexualizada nos últimos tempos. A diferença? Lovato aparenta uma maturidade muito além de sua idade, tanto na sua performance como em sua mensagem.
Ela iniciou sua carreira no programa infantil Barney & seus amigos e em seguida virou a queridinha dos adolescentes aparecendo ao lado dos Jonas Brothers no musical da Disney, Camp Rock.
Essa não é exatamente a fórmula para uma típica rock star, mas ela é uma. Enquanto algumas estrelas teens como Cyrus vão além para cultivar uma imagem atrevida e sexual, se esforçando para livrar-se dos restos do império Disney, Lovato não necessita dessas palhaçadas para separar-se daquela imagem. Isto é primeiramente devido à suas habilidades vocais, mas também porque Lovato não sente a necessidade de ter uma “imagem”. “O que você vê é o que você procura” e não há nenhum motivo para se envergonhar com quem ela costumava ser.
Todos os fãs na arena já sabem os problemas da cantora com mutilação, drogas e distúrbios alimentares. Eles foram muito bem documentados quando ela foi para a reabilitação em 2010, algo que ela decidiu contar sobre desde que começou sua recuperação. Ela passou pelo inferno e voltou antes de ser considerada uma adulta legalmente e ao contrário de outras estrelas que vieram da máquina da Disney, ela não escondeu seus problemas ou exibiu seus antigos hábitos festeiros.
Suas imperfeições foram o que a levou ao sucesso e defender o lema “permaneça forte” permitiu uma conexão com seus fãs que ela diz ir “além” do que já é uma “bonita conexão através da música”.
Em um momento de seu show, Lovato sentou-se ao piano com um único holofote nela enquanto olhava para seus fãs e pedia para que eles a escutasse. “Quero que vocês e seus pais presentes escutem por um minuto pois isso é muito sério.” disse ela. “Se você alguma vez já sofreu com mutilação, se você alguma vez já sofreu com doença mental, ou depressão ou um distúrbio alimentar, quero que saibam que tudo bem terem passado por isso. E você sobreviverá. Eu estou aqui como prova disso.”
Começando a tocar a música, “Warrior”, que virou tema de sobrevivência para o seu exército de fãs (“Lovatics”), Lovato cantou o hino com tanto amor que ficou óbvio que seus demônios sempre estarão lá. “Eu tenho vergonha, eu tenho feridas que eu nunca mostrarei”, ela canta na música. Mas sua força brilha apesar da notória dor que ela sentia quando escreveu a música. “Sou uma sobrevivente em mais formas do que possa imaginar”.
O show é uma grande celebração de quão longe ela conseguiu chegar e, como ela repete constantemente, é tudo graças à seus fãs. Cada momento do show é para eles e em nenhum momento Lovato faz parecer que é para ela. Enquanto outros jovens artistas usam suas performances como uma chance de mostrar o bom e fazer ser sobre eles.
Lovato cria um show que mostra que ela está honrando seus fãs e honrando tanto seu presente como seu passado. Ela injeta um pouco de nostalgia trazendo de volta o tempo em que era uma contrapartida aos Jonas Brothers, apresentando uma série de videoclipes mostrando-a quando mais nova – e mais problemática – enquanto canta seus sucessos do tempo da Disney como “Here We Go Again” e “Don’t Forget”.
Em um momento de partir o coração, antes de se entregar em “Don’t Forget”, Lovato apresenta a canção dizendo “Essas canções antigas costumavam ser muito tristes pra mim, elas costumavam me deixar triste. Mas agora eu posso cantá-las e simplesmente me divertir.”
Seu alcance vocal é incrível e sua performance ao vivo beira o perfeito, mas sua força e maturidade estava constantemente aparente e é o que os fãs amam tanto nela. Ela permaneceu forte. E ainda permanece para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário